Lentes de contato

Atualmente muitos pacientes utilizam as lentes de contato, não somente pela finalidade estética mas também com finalidade terapêutica. Os pacientes onde a cirurgia refrativa foi contra indicada podem se beneficiar deste recurso que são as lentes de contato.

As lentes de contato são uma alternativa para pacientes que não queiram usar óculos ou realizar cirurgia refrativa. Algumas lentes possuem alta permeabilidade de oxigênio como as lentes de silicone hidrogel, lentes de descarte diário, e lentes rígidas de alta transmissibilidade de oxigênio.

O uso das lentes beneficiam os pacientes com miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia, conhecida como vista cansada que inicia na grande maioria da população após os 40 anos. Os pacientes que apresentam córneas irregulares, ceratocones, pacientes pós transplante de córnea, pós cirurgia de implante de anel  intra-estromal podem obter uma visão satisfatória com o uso das lentes de contato, principalmente rígidas, gás permeáveis e atualmente com as lentes de contato Semi-Esclerais e Esclerais.

As lentes de contato requerem cuidados com seu uso e manutenção, existem riscos com o uso indevido das lentes de contato como infecção. Existem casos mais graves de úlceras de córnea que podem evoluir para transplante, estas infecções podem ser ocasionadas por fungos, bactérias e protozoários.

As bactérias nas lentes de contato esta usualmente relacionada a hábitos inadequados, não descarte das lentes no prazo certo, limpeza e desinfecção incorretas e por contaminação das soluções de limpeza das lentes.

Os cuidados com as lentes são de extrema importância, recomendo não dormir com as lentes, evitar usar soro fisiológico, água corrente ou saliva, não reaproveitar a solução para limpeza, estes cuidados ajudam na prevenção das infecções por uso de lentes de contato.

A recomendação é sempre consultar um oftalmologista para uma boa adaptação das lentes de contato e as devidas orientações sobre seu uso, sua manutenção e uso de colírios com as lentes quando necessário.

About The Author

marcustabox

No Comments

Leave a Reply